Todos os artigos

Mídias


Buscar Artigos
Fale Conosco
2016-01-08 09:58:34
Nova tecnologia touchscreen
Matrizes de ouro
Touchscreens são uma matriz de eletrônicos quase transparentes que detectam aonde estão sendo tocados. Agora uma nova técnica microscópica de impressão 3D pode disponibilizar uma melhor transparência e alta sensividade comparada ao existente estado da arte.

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia em Zurique desenvolveram uma matriz de condutores ultrafinos que podem substituir parte dos circuitos atualmente usados nos touchscreens. A técnica, chamada de Nanodrip(nano-pingo em português), usa impressão a jato de tinta para depositar tinta eletrodinâmica gradualmente construindo ‘nano paredes’ que atuam como condutor.

A tinta usada é feita de nano partículas de ouro contidas em solvente. A tinta é depositada e o solvente evapora permitindo que a estrutura solida seja construída. O resultado é uma matriz de paredes de ouro que se cruzam cuja espessura pode variar entre 80 e 500 nanômetros. Crucialmente as paredes são quatro vezes mais altas que largas, significa que as intercessões são largas o suficiente para garantir uma boa condutividade elétrica.

Os pesquisadores reportam que a nova matriz “tem uma maior condutividade e é mais transparente que as feitas de óxido de índio e estanho, o material padrão usando em smartphones e tablets atualmente”. Isso é bom de duas formas, alta condutividade torna as telas mais sensíveis e mais transparência significa que as telas podem funcionar mais eficientemente. Os resultados foram publicados na Avançados Materiais Funcionais.
Silas
Desenvolvedor e publicador do Efeito Tetris


Termos de uso
Política de privacidade